sábado, 18 de junho de 2016

Querem acabar com a nossa CULTURA DE ARQUIBANCADA!

.


Lá se foi o direito do torcedor de fazer festa na bancada. Acabaram com a tradição; bandeiras de mastro, fumaça colorida, pisca-pisca e sinalizadores, colocaram assentos nos lugares aonde gostamos de ficar em pé para pular e incentivar o time do jeito tradicional, reduziram o espaço das faixas e bandeiras para dar lugar a placas de publicidade, reprimem qualquer atitude de tornar as arquibancadas no tradicional espetáculo. Os jogadores não podem comemorar com a torcida. O futebol está ficando sem graça!

Ora, os jogos não acontecem somente dentro do campo, mas a torcida faz parte do espetáculo, também como protagonista, não é ela que é metaforicamente conhecida como "12º jogador"? Futebol não é só um jogo, é uma cultura que mexe com a paixão do povo, e no Brasil ela é tão enraizada na população que durante décadas o nosso país foi conhecido como o "país do futebol", não somente pelas conquistas da seleção, mas pela grande paixão do povo por esse esporte. Nós respiramos futebol! Não é a toa que a nossa torcida grita com toda força: PALMEIRAS, MINHA VIDA É VOCÊ!

Mas hoje é diferente, elitizaram o futebol; ingressos caríssimos, falta de organização e segurança nos estádios, horários absurdos que visam somente atender os interesses das emissoras em detrimento do torcedor comum que sofre com o transporte público para acompanhar o seu time nos jogos e chega de madrugada em casa para trabalhar no outro dia. Acabaram com a tradicional (e financeiramente acessível) "geral", aonde o povão da periferia fazia a festa com muita alegria! Lanche nos estádios? Prepare o bolso, trabalhador! Sem falar na "lei(?) da mordaça" onde não podemos sequer nos manifestar politicamente contra aqueles que prejudicam o futebol. Nos estádios hoje a Constituição não legisla, pois o direito de livre manifestação do pensamento é proibido.

Enquanto o trabalhador rala honestamente o mês inteiro para manter sua família nesta crise e com muita dificuldade separar o pouco de dinheiro que sobra para assistir aos jogos de seu time, existe autoridade que se diz "especialista em arquibancada" que é acusado de roubar merenda escolar das crianças [1]; enquanto há dirigentes que metem o pau na torcida organizada do próprio time por causa de um simples pisca-pisca, os mesmos dirigentes permitem que a comissão técnica do time utilize no gramado o "proibido" ponto eletrônico.[2] Aliás, tem dirigente ai que foi buscar apoio contra as torcidas organizadas do próprio clube ao presidente da CBF que nem sequer pode deixar o Brasil por conta do medo de ser preso por corrupção.[3] Quanta coerência!

O torcedor organizado luta contra o futebol moderno, onde a nossa cultura de arquibancada - tão elogiada na Europa e no restante das Américas - está sendo assassinada aos poucos no Brasil, por interesses financeiros e políticos, de autoridades incompetentes que não compreendem e não respeitam que o futebol é do povo e a arquibancada é popular.

Estádio de futebol não é jogo de tênis, muito menos peça de teatro! Respeitem a nossa cultura de arquibancada!

NÃO AO FUTEBOL MODERNO!

MVGO

***
Notas:
.

Seja o primeiro a comentar

  ©Copyright Mancha Alvi-Verde - sub-sede Goiânia/GO | Template original: Dicas Blogger | Adaptado por: Criativando

TOPO